Como desabilitar a indexação de um post ou página para não aparecer no Google (noindex) utilizando o Rank Math – Descubra Agora

Computer code on screens

Computer security.

As configurações de Títulos e Meta do Rank Math permitem que você defina noindex para todos os posts ou para todas as páginas da categoria. Mas se você quiser definir o noindex para todas as postagens atribuídas a uma categoria específica, as configurações acima não serão de nenhuma ajuda.

Neste artigo da base de conhecimento, mostraremos como você pode definir noindex para todas as postagens em uma categoria específica com Rank Math.

1. Usando um Filtro

O primeiro método permite adicionar um snippet de código ao seu site para definir um noindex para todas as postagens de uma categoria.

1.1 Navegue até o Editor de tema

Para começar, navegue até Aparência> Editor de temas dentro do painel do WordPress.

O lado direito da tela mostra todos os seus arquivos de tema. Você pode adicionar o fragmento de código ao arquivo functions.php ou ao arquivo rank-math.php dentro da sua pasta de tema. Preferimos adicionar o código ao arquivo rank-math.php, e se você não criou o arquivo, você pode seguir este tutorial para criar seu arquivo rank-math.php na pasta do seu tema usando FTP ou cPanel File Manager.

1.2 Adicione o snippet de código

Computer code on screen

/**

* Filter to set noindex to specific categories

*/

add_filter( ‘rank_math/frontend/robots’, function ( $robots ) {

$categories = array_map( function ( $category ) {

return $category->slug;

}, get_the_category() );

if ( in_array( ‘your_category‘, $categories ) ) {

unset( $robots[‘index’] );

$robots[‘noindex’] = ‘noindex’;

}

return $robots;

} );

No trecho de código acima, substitua your_category pelo slug da categoria. Para este tutorial, estamos usando uma categoria de postagens chamada ‘Plug-ins do WordPress’. Portanto, substituiríamos your_category no trecho de código pelo slug da categoria ‘Plug-ins do WordPress’.

Para encontrar o slug de categoria, você pode navegar até Postagens> Categorias dentro do painel do WordPress.

Você pode encontrar o slug de cada categoria em relação ao nome da categoria. Copie e cole o slug no trecho de código acima. Depois de adicionar o código, atualize o arquivo para refletir as alterações.

Agora, você pode verificar o código-fonte de suas postagens atribuídas à categoria específica, a metatag noindex teria sido adicionada.

Observação: depois de adicionar o snippet de código para definir noindex, qualquer tentativa de substituir uma postagem específica dentro do editor do WordPress definindo a meta tag de robôs de índice não funcionará. A postagem continuará mostrando noindex no front-end até que você remova o snippet de código.

2 Usando o Bulk Actions PRO

Enquanto o filtro acima permite que você defina o noindex para todas as postagens de uma categoria específica de uma só vez, o uso de Ações em massa com Rank Math pode dar a você mais flexibilidade. Ele permite que você verifique as postagens que serão afetadas pelas mudanças e você pode até mesmo excluir algumas postagens de serem definidas com o noindex. O recurso Bulk Actions está disponível apenas para usuários do Rank Math PRO. Se você ainda não tem uma licença PRO, pode começar com uma assinatura PRO de sua escolha.

2.1 Postagens abertas

Working on computer

Abra Posts no menu Admin do WordPress.

2.2  Selecione a categoria

No filtro Categorias, selecione a categoria na qual deseja definir as postagens com noindex e clique na opção Filtro.

Agora, apenas as postagens que pertencem a esta categoria específica serão exibidas, e o restante será filtrado.

2.3 Definir como NoIndex

Agora, selecione as postagens que deseja nesta categoria para definir noindex. A caixa de seleção disponível no canto superior esquerdo permitirá que você selecione / desmarque todas as postagens dentro de sua área visível. Enquanto a caixa de seleção antes de cada postagem permitirá que você selecione / desmarque a postagem específica. Você pode usar esta opção para excluir postagens específicas ao tentar definir postagens em uma categoria com noindex.

Na lista suspensa Bulk Actions, selecione Set to noindex e clique no botão Apply .

Agora todas as postagens selecionadas serão definidas como noindex.

Nota: Ao contrário do caso anterior com o uso de um filtro, você pode substituir as configurações do robô das postagens individuais. E qualquer nova postagem criada após usar as Ações em massa para definir o noindex seguirá as metaconfigurações do robô em Títulos e configurações Meta dentro do Rank Math. Isso significa que, quando novas postagens forem criadas, você terá que usar as Ações em massa mais uma vez para defini-las como noindex.

E é isso! Esperamos que o tutorial tenha sido útil para definir o noindex para todas as postagens em uma categoria.

Fonte: Rank Math Blog